terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto Sala do Professor - O uso Pedagógico da TV/Video

No município de Primavera do Leste a Escola Estadual Sebastião Patrício contou com oficinas de Manuseio referente as tecnologias existentes nesta escola, tendo em vista as dificuldades encontradas pelos educadores no dia-a-dia.
As formadoras do CEFAPRO Gleibiane David Rech e Janaina Rodrigues Pitas participaram da sala do educador no intuito de refletir sobre a necessidade do uso das Tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, indicando metodologias dinamizadoras.
Foram levantadas algumas sugestões, como exemplo: a importância do prévio planejamento, clareza nos objetivos pedagógicos, reconhecer as inúmeras potencialidades das tecnologias, valorização e registro dos trabalhos produzidos pelos educandos no intuito de que estes não saibam apenas manusear ou reproduzir conhecimento, mas que tenham a possibilidade de se tornarem sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento.
Outro aspecto considerado é a familiarização com os equipamentos existentes na escola. Orientados pela formadora Gleibiane esse exercício iniciou com o uso e manuseio do computador, data-show e caixa de som. Todos educadores puderam praticar desde o simples ato de ligar, passando a projeção de vídeos, ampliação e redução de imagens, entre outras habilidades pertinentes.
Durante os encontros abordamos o uso pedagógico e critico da TV e vídeo, baseado nas idéias de José Manuel Moran e Maria Elisabeth Almeida, elencando as diferentes dinâmicas de utilização de programas de TV e vídeo, proporcionando uma reflexão aos educadores sobre o uso de diferentes linguagens em sala de aula.
Este trabalho já vem sendo desenvolvido nas escolas do município de Poxoréu e também em outras unidades escolares do município de Primavera do Leste contribuindo com as formações realizadas na área de Tecnologia Educacional.
Intervenção no Projeto Sala do Professor da EE Sebastião Patrício - Primavera do Leste
Tema: O uso Pedagógico do Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário