As formadoras do CEFAPRO Gleibiane David Rech e Janaina Rodrigues Pitas participaram da sala do educador no intuito de refletir sobre a necessidade do uso das Tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, indicando metodologias dinamizadoras.
Foram levantadas algumas sugestões, como exemplo: a importância do prévio planejamento, clareza nos objetivos pedagógicos, reconhecer as inúmeras potencialidades das tecnologias, valorização e registro dos trabalhos produzidos pelos educandos no intuito de que estes não saibam apenas manusear ou reproduzir conhecimento, mas que tenham a possibilidade de se tornarem sujeitos ativos no processo de construção do conhecimento.
Outro aspecto considerado é a familiarização com os equipamentos existentes na escola. Orientados pela formadora Gleibiane esse exercício iniciou com o uso e manuseio do computador, data-show e caixa de som. Todos educadores puderam praticar desde o simples ato de ligar, passando a projeção de vídeos, ampliação e redução de imagens, entre outras habilidades pertinentes.
Durante os encontros abordamos o uso pedagógico e critico da TV e vídeo, baseado nas idéias de José Manuel Moran e Maria Elisabeth Almeida, elencando as diferentes dinâmicas de utilização de programas de TV e vídeo, proporcionando uma reflexão aos educadores sobre o uso de diferentes linguagens em sala de aula.
Este trabalho já vem sendo desenvolvido nas escolas do município de Poxoréu e também em outras unidades escolares do município de Primavera do Leste contribuindo com as formações realizadas na área de Tecnologia Educacional.
| Intervenção no Projeto Sala do Professor da EE Sebastião Patrício - Primavera do Leste Tema: O uso Pedagógico do Vídeo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário