segunda-feira, 25 de abril de 2011

Teste:O seu filho está seguro na internet?

http://jornale.com.br/mirian/?p=12947

“Não fale com estranhos”, “não abra a porta para estranhos”, “não converse com quem você não conhece”. Você deve ter ouvido essas recomendações de seus pais muitas vezes. E certamente diz o mesmo aos seus filhos. Mas provavelmente hoje a sua preocupação não é só com “estranhos reais”. Há as ameças que surgem na internet e, por isso, é importante que pais e familiares estejam atentos ao comportamento de crianças e adolescentes no computador.                                                                                           
                                                                                                                    
Mas, para ter certeza de que o seu filho não está correndo riscos na    internet, não adianta nada proibi-lo de usar as redes sociais (como Twitter, Facebook, Orkut…) ou programas de conversas instantâneas, como o MSN. O primeiro passo é participar ativamente das redes sociais e entender como elas funcionam. Você pode até interagir com o seu filho e os amigos dele. (Mas fique atento para não invadir a privacidade deles!)



Se você já estiver no Facebook, também vale conferir as orientações que a Intel Brasil disbonibilizou no guia “Sua privacidade online”. Lá você encontra desde dicas básicas desegurança virtual, como não compartilhar senhas com ninguém, até como apagar o histórico depois de usar um computador público, para que ninguém possa acessar as suas informações pessoais ou saber que páginas você acessou. Boas dicas que podem – e devem – ser compartilhadas com crianças e adolescentes.
E, se você desconfia que o seu filho está acessando sites inadequados para a idade, é possível saber o que ele anda fazendo na rede. A repórter Ligia Menezes descobriu quatro programasque podem ajudá-lo nessa tarefa. Mas atenção: o ideal é conversar com crianças e adolescentes, passar orientações e estabelecer uma relação de confiança. Vigiá-los, só em último caso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário