terça-feira, 29 de março de 2011

Digitalização de acervos raros: uma nova maneira de acessar conteúdo

Veja como a Folha de S.Paulo e a USP estão trabalhando na disponibilização de seus arquivos para o público em geral

Conteúdo é a chave da Internet. A capacidade de distribuir em larga escala informações que antes ficavam restritas é um dos pontos fortes da rede. Só que muita informação ainda está na fase do papel. E transformar esses conteúdos em material digital é trabalho longo, caro e complicado. Tem até robôs envolvidos no processo. No caso do jornal Folha de S.Paulo, foram mais de um 1,8 milhão de páginas de jornal digitalizadas.

"O objetivo do acervo, na verdade, é revitalizar e disponibilizar publicamente uma memória inédita do jornalismo brasileiro e de fatos que marcaram a história do Brasil e do mundo", diz Ana Busch, diretora executiva da Folha de S.Paulo

A biblioteca de José Mindlin, famoso colecionador de livros brasileiro, foi doada à Universidade de São Paulo. O acervo de 17 mil títulos, espalhados em mais de 40 mil volumes, está sendo inteiramente digitalizado. Depois de concluído o projeto, todo mundo poderá acessar o acervo pela Internet.

Para digitalizar todo o conteúdo, é necessária a ajuda de alguns robôs. Eles são responsáveis por copiar cada página para dentro do computador. Equipamentos como esse têm sido usados por vários veículos de comunicação impressos. É a maneira de sair do papel e ficar disponível no universo digital.

"Esse equipamento permite a digitalização em grande velocidade sem machucar a encadernação dos livros", afirma Pedro Puntoni, Coordenador Geral da Brasiliana. O aparelho é capaz de digitalizar até 2,4 mil páginas por hora e é controlado por um operador, que decide qual a melhor velocidade para fazer a digitalização.

Tanto no caso do jornal, quanto no caso dos livros, o material é “escaneado” e tratado por um software específico, responsável pelos ajustes visuais, como  o enquadramento das páginas. Estas imagens são tratadas e disponibilizadas em várias versões para assim atender todo tipo de internauta, independente da sua velocidade de conexão ou tamanho da tela do dispositivo.

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